20/03/2013

Aprenda jQuery!

É isso mesmo, o título está correto, conheça e aprenda bem esta biblioteca que entra ano, sai ano, segue líder na preferência internacional.

Esta dica não é exclusiva para novatos na biblioteca, ela serve também para você que já sabe tudo e que até se auto-intitula um “jQuery ninja”. A propósito, o ideal é ser “samurai” pois ele sim tem características nobres como a “disciplina, lealdade e grande habilidade com a katana”.

Piadinhas à parte, a novidade é que a jQuery Foundation lançou recentemente o jQuery Learning Center, um projeto beta com a intenção de ensinar e explicar conceitos básicos e avançados da jQuery, do JavaScript e de assuntos relacionados ao desenvolvimento front-end. Ele é a evolução jQuery Docs misturado ao projeto jQuery Fundamentals.

Mas por que mais um site ensinando jQuery?

A proposta é centralizar o conhecimento e mantê-lo atualizado pois sabemos que pelo fato da comunidade ser grande, o aprendizado compartilhado em tutoriais, blogs, fóruns poderá ficar obsoleto rapidamente.

Por exemplo, um assunto que você precisa estar por dentro é sobre como trabalhar com eventos, pois antigamente usava-se o bind(), depois passou a ser utilizado o live() e então surgiu o delegate(), só que atualmente o certo é usar o on(), wtf?!

Nesta nova documentação já é possível ter acesso à informação atualizada, além do histórico de todos os recursos da jQuery.

E o diferencial do Learn jQuery é que todos podem colaborar, inclusive você, “seu ninja”, pois o projeto está no GitHub.

Portanto, apesar de haver muita biblioteca nova por aí, com propósito semelhante ou não à jQuery, e que você já deve estar de olho, eu recomendo dedicar um pouco do seu tempo para se atualizar com a biblioteca para complementar seus conhecimentos nesta biblioteca que não deve parar de evoluir tão cedo.

Referências

16/03/2013

Lançados jQuery 1.9 Final e 2.0 Beta. O que muda?

Para quem já acompanha o blog do jQuery já estava por dentro que esta novidade estava mais perto do que longe. Também mencionei sobre estas novidades na palestra de Zepto.JS apresentada no FrontInMaceió e no 1st Pernambuco.JS Open Meeting.

O que há de novo no 1.9?

Algumas mudanças chamam mais atenção e podem dar problema para alguns desenvolvedores que já não estavam se preparando para isso. São elas:

  • Alguns métodos que estavam deprecateds foram removidos

    São eles: toggle(), jQuery.browser, live(), die().

    Se o desenvolvedor mantém a biblioteca sempre atualizada e toma cuidado para não usar os métodos deprecateds e corrigem onde já existia, não vai ter problemas com isso, visto que alguns destes métodos já estavam assim desde a versão 1.3)!

  • O método .css() retorna um objeto com multi-propriedades. Ex.:

    var size = $("#box").css([ "width", "height", "backgroundColor" ]);
    // { width: "10px", height: "20px", backgroundColor: "#D00DAD" }
    
  • O jQuery 1.9 agora suporta alguns seletores em todos os browsers, todos com suporte desde o IE6: :nth-last-child, :nth-of-type, :nth-last-of-type, :first-of-type, :last-of-type, :only-of-type, :target, :root, and :lang.

  • Novo método .finish(), que pode ser usado para completar imediatamente todas as animações que estiverem na fila em um determinado elemento.

  • Várias e várias correções de bugs

  • Algumas outras mudanças menores, como podemos encontrar na lista completa com as mudanças da versão 1.9

E o 2.0, serve para quê?

Serve para ser uma das melhores notícias para os desenvolvedores começarem 2013. O 2.0 tem o código bastante semelhante ao da versão 1.9, só que com todos os fallbacks para os old-IEs (6.0, 7.0 e 8.0) removidos, deixando-o bem mais rápido e leve.

Para auxiliar os desenvolvedores, o plugin jQuery Migrate foi criado e pode ser usado tanto com 1.9 ou 2.0 para detectar funcionalidades obsoletas e removidas, ou para restaurar características antigas para as situações difíceis em que você precisa de código antigo para executar com jQuery novo. O plugin e as mensagens que ele gera são documentados no README do projeto.

Go, go, go!

A versão final do jQuery 1.9 está disponível no jQuery’s CDN, e em breve deve estar nos CDNs da Google e da Microsoft.


http://code.jquery.com/jquery-1.9.0.js


http://code.jquery.com/jquery-migrate-1.0.0.js

Ou para testar a versão beta do jQuery 2.0, use o jQuery CDN:


http://code.jquery.com/jquery-2.0.0b1.js


http://code.jquery.com/jquery-migrate-1.0.0.js

23/03/2012

Lançado jQuery 1.7.2

Chegou a versão 1.7.2, já esta disponível para download através do CDN:

Compatibilidade com o jQuery Mobile

Essa versão só é compatível com a versão 1.1 do jQuery Mobile, para quem utiliza versões anteriores do jQuery Mobile, continue usando o jQuery 1.7.1 ou anterior.

Post do blog do jQuery.

21/03/2012

jQuery 1.9 beta

A versão beta de jQuery 1.9 já está disponível. Você pode testar a nova versão agora mesmo e se você encontrar algum problema, use o Bug Tracker do jQuery para informar a equipe e ajudar a comunidade.

Você pode fazer download da nova versão clicando aqui. E caso você esteja interessado em saber sobre as novidades que a nova verão da biblioteca vai trazer, pode acessar o Upgrade Guide ou aguarde o nosso post sobre a versão 1.9 final que será escrito em breve em português.

07/11/2011

Lançado jQuery 1.7

Pois é, já estamos na versão 1.7 e você ai com a 1.3 ou 1.4 né? =)
Lançada no dia 3/11/11 a versão 1.7 já esta disponível para download, claro que em sua versão Full e Min.

Novidades

As novidades ficam por conta dos novos eventos $(elements).on( events [, selector] [, data] , handler ); e $(elements).off( [ events ] [, selector] [, handler] );. Delegação de eventos de forma mais rápida. Melhor suporte a HTML 5, entre muitas outras. Vale a pena dar uma olhada no changelog.

jQuery UK Conference

Também anunciaram a primeira conferencia na Europa. Será em Oxford e terá vários participantes de nome como Paul Irish e Addy Osmani.
Pra quem puder ir (quem me dera hehe).

17/10/2011

Lançado o jQuery 1.7 Beta 2

Olá galera.
No dia 13/10 foi lançado o Beta 2 da versão 1.7 do jQuery que incorpora alguns bugfix e ganha um aumento de estabilidade.

Você já pode baixar da CDN.
http://code.jquery.com/jquery-1.7b2.js

Todas as mudanças podem ser vistas no Change Log do blog oficial.

E isso ai, só baixar, subir para seus projetos e sair testando, não preciso repetir que qualquer bug encontrado será bem visto no bugtraker =D.

29/09/2011

Lançado o jQuery 1.7 Beta 1

Olá pessoas,

Se você não estava sabendo, a jQuery Conference 2011 irá acontecer em Boston no final desta semana. Assim como marcado antes, foi lançado hoje a versão 1.7 beta 1 do jQuery com alguns novos recursos, além da correção de vários bugs, como mencionaram no post oficial, que chega a mais de 50.

Você pode baixar a versão no CDN do jQuery:
http://code.jquery.com/jquery-1.7b1.js

Mais uma vez o team pede a colaboração para reportar qualquer bug que aconteça, tanto nas novas implementações como o não-funcionamento de algo antigo. Iremos explorar os novos recursos para adquirir mais prática nas novas implementações.

Vamos às mudanças…

Novas APIs de eventos: $.on() e $.off

Ao longo do tempo, o jQuery evoluiu três maneiras para anexar eventos aos elementos do DOM. São eles: bind(), live() e delegate(). Analisando o código das três APIs, consegue-se descobrir coisas engraçadas. Por exemplo, $(document).unbind('click') irá remover todos os eventos de click (live('click'), bind('click'), entre outros), uma vez que esses eventos estão ligados ao documento.

Para resolver algumas destas inconsistências, foi introduzido um novo par de métodos simples que pode fazer o papel de todos os três métodos utilizados anteriormente.

$(elems).on(events, selector, data, fn);
$(elems).off(events, selector, fn);

Se um seletor é fornecido, é um evento de delegate. Caso contrário, ele é diretamente vinculado. Todos os recursos das APIs antigas estão lá, por exemplo, pode ser utilizado vários eventos separados por espaço em uma única string.

Melhorias nos efeitos/animações

Antes da versão 1.7, se você paralisasse uma animação antes de completá-la, era criada uma situação onde o elemento que estava animando não poderia retornar ao tamanho original. As dimensões originais são armazenadas, antes que comece a animação, para que possa ser utilizada posteriormente. Isto elimina alguns problemas que existiam antes com accordion, por exemplo.

Melhor suporte ao HTML5

Se você já faz uso das novas tags HTML, poderá testar a nova versão que está preparada para criar e clonar elementos nestas tags.

And more…

Para a lista completa de novidades, veja o post oficial, alternativamente Anddy Osmani comenta novidades mais avançadas sobre a versão.

13/09/2011

Lançado jQuery 1.6.4

Olá, na noite de ontem (12/09) foi lançada a nova versão do jQuery, a 1.6.4.

Foram corrigidos alguns bugs da versão 1.6.3. Como sempre disponibilizado em duas versões para download.

Links do CDN do jQuery

05/09/2011

Lançado jQuery 1.6.3

Olá galera, o jQuery 1.6.3 foi lançado no dia 01 de Setembro (desculpe a demora =’). Ele veio acompanhado de muitas correções de bugs.

Como sempre, o jQuery team pede para que reportem os bugs caso alguém encontre algo que não esta funcionando.

Destaques

Como destaques temos:

  • Correção a um ataque XSS
  • Sem animações “worm holes
  • Melhorias com o tratamento da propriedade data do HTML5

Links do CDN do jQuery

A lista completa de mudanças pode ser vista no changelog.

Cya. +D

30/06/2011

Lançado jQuery 1.6.2

Acaba de ser lançado a versão 1.6.2 do jQuery. Mais ou menos 15 dias após o lançamento do RC 1 Essa nova versão não trás novidades, apenas bugfix, muitos relacionados a compatibilidade entre navegadores.

Atualmente os engenheiros ;) do jQuery já estão trabalhando na versão 1.7 <especulação> que deverá vir com alguma alteração nos calbacks </especulação>.

Vale lembrar que qualquer bug pode ser reportado na página de bugs do jQuery.

Links do CDN do jQuery

A lista completa de mudanças pode ser vista no changlog.

Página 1 de 212