Better Off Dead

Better Off Dead: 10 tendências desatualizadas de Web Design, ficamos felizes em esquecer

Eu serei totalmente honesto: sou um web designer porque era um membro do MySpace no seu auge (pense em 2005 a 2008). Personalizar meu perfil no MySpace foi uma ótima introdução ao código, pois permitiu que eu criasse minha página com HTML e CSS. Eu poderia mexer com tags âncora e estilo sem qualquer conhecimento prévio de codificação.

Dez anos depois, isso levou à minha carreira em web design. Como alguém de quase 20 anos, gosto de pensar que já vi tudo isso em termos da World Wide Web. Passei muito da minha adolescência jogando RuneScape e criando Neopets. Lembro-me de quando o Google era apenas um concorrente da Ask Jeeves e da AltaVista. Blogar era um conceito novo e existia apenas em Angelfire e Xanga. Eu vi o bom, o mau e o feio – e a maior parte foi feia.

1. BOTÕES COMO IMAGENS
No passado não muito distante, alguns de nós costumavam usar imagens como botões. Quer dizer, criaríamos um botão PNG com um efeito de aparência 3D no Photoshop apenas para parecerem extravagantes. Felizmente, o CSS3 já matou o botão baseado em imagem, tornando incrivelmente fácil criar botões bonitos sem quaisquer soluções malucas.

2. IFRAMES
Iframes foram usados ​​para dividir uma página em vários quadros, cada um exibindo um URL diferente. Nos primórdios da world wide web, a maioria dos sites usava-os de alguma forma. Iframes permitiram que você puxasse páginas da web de sites externos para sua página.

3. TEXTO DE ROLAGEM / MARQUEE
Você se lembrará dessa tendência se estiver na Internet no início dos anos 2000. A marca de rolagem é quando as palavras são roladas da direita para a esquerda na página. Aparentemente, de volta ao seu auge, a marca de letreiro recebeu muitas críticas por ser inútil e não esteticamente agradável.

4. CONTADORES DE TOCAS
Às vezes, os contadores de resultados eram uma ferramenta de coleta de dados para o webmaster. Eles não eram muito precisos, porque você poderia atualizar a página e inflar suas estatísticas. Na maior parte do tempo, porém, os contadores de resultados eram apenas uma maneira legal de ver quantos visitantes da página você tinha. E para ver se sua página tinha mais visualizações do que seus amigos.

5. FLASH
Desde a introdução gloriosa do HTML5, o Flash tornou-se uma coisa do passado. Em seu apogeu, o Flash foi a tendência mais legal e excitante. Os webmasters podem tornar os sites completos com animação, som e interatividade. Não é surpreendente, porém, que o Flash se tornou um incômodo consistente, porque os plugins precisavam constantemente ser atualizados. Outros problemas com o Flash incluem:

O Flash não funciona no celular
Flash é ruim para SEO
O Flash deve estar instalado no navegador
Tempo de carregamento terrível
Falhas graves de segurança
Confira esta página da Web pesada em Flash que ainda está ativa: o Guia de Ishkur para música eletrônica.

6. TABELAS
Os layouts baseados em tabela nos deram a oportunidade de organizar o conteúdo com colunas e linhas. O problema com isso, porém, é que as tabelas não são compatíveis com dispositivos móveis nem são responsivas. Felizmente, as tabelas foram substituídas por tags e classes <div>.

7. FONTES OUTDOUADAS
Quem sabe por que papiro tem tanto ódio? Nesse ponto, isso se torna mais uma piada do que qualquer coisa se você a ver sendo usada. Na verdade, o Saturday Night Live criou um skitbased na fonte e no filme Avatar. Outras fontes desatualizadas e em excesso incluem Comic Sans e Times New Roman.

8. ELEMENTOS DE ESTILO OUTDATED
Nos anos 90, a maneira de destacar suas manchetes era chanfrá-lo e gravá-lo. Bisel e relevo deram o efeito de uma aparência 3D, que aparentemente era a coisa mais legal para fazer nos primeiros dias da Internet. Outros elementos de estilo desatualizados incluem sombras, botões brilhantes e gradientes em absolutamente tudo.

9. CLIPART
Clip art era uma das minhas coisas favoritas desde os primeiros dias da Internet. Foi pré-feito gráficos que você poderia bater em praticamente qualquer coisa. Você pode criar um documento do Microsoft Word e adicionar quantos clip-art desejar. (Falando em Microsoft, lembra de Clippy?)

10. EM LOCAIS DE CONSTRUÇÃO
A melhor maneira de informar aos visitantes do seu site que você ainda estava criando o seu site foi criar uma página da Web “Em Construção”. Era aparentemente crucial que o público soubesse que seu site estava em produção. Atualmente, a maioria das pessoas entende que não é importante publicar nada até que você tenha conteúdo.

AS MELHORES 10 TENDÊNCIAS DE PROJETO DA WEB OUTDATED FICAMOS FELIZES PARA ESQUECER INCLUÍDOS:

Botões como imagens
Iframes
Rolagem de texto / letreiro
Contadores de Pontos
Instantâneo
Tabelas
Fontes ultrapassadas e sobrecarregadas
Elementos de estilo desatualizados
Clip Art
Em canteiros de obras
Abaixo, incluímos algumas menções honrosas.

BÔNUS: MENÇÕES HONROSAS

11. CURSORES ANIMADOS

Nos primeiros dias da Internet, era a moda para personalizar absolutamente tudo. Isso incluía até mesmo o menor detalhe de todos: o cursor. Você pode baixar aplicativos que permitem que você mude o cursor para qualquer coisa, desde uma flecha de aparência mais legal até um macaco de desenho animado.

12. DIVISORES DE PÁGINAS DE EXTRAÇÃO E SEPARADORES

Antes que tivéssemos alguma noção do que era um web design “estiloso”, tínhamos que nos contentar com o que tínhamos. O que tínhamos eram divisores de páginas extravagantes que separavam cada seção de nossa página da web. No web design moderno, agora temos divs, classes e CSS para estilizar melhor.

13. CONVIDADOS PARA O SEU SITE

Realmente, qual foi o objetivo de ter um livro de visitas em seu site? Talvez fosse apenas a versão moderna de deixar um comentário no Facebook de alguém.

CONCLUSÃO
Escusado será dizer que percorremos um longo caminho no mundo da estética da Internet. Do ponto de vista de um web designer, posso dizer que sou muito grato por isso. Com a introdução do HTML5 e do CSS3, tudo faz mais sentido. Já se foram os dias de rolagem de texto e cursores animados de macaco dentro das mesas. Os anos 90 e início de 2000 sempre terão um lugar no meu coração, no entanto, visuais terrivelmente desordenados e tudo mais.